As cáries não são um problema apenas das crianças; elas podem aparecer em qualquer idade, desde que a pessoa tenha dentes naturais . Ocorre que os resíduos de alimentos e os microorganismos da boca acabam formando uma camada que fica sobre os dentes, chamada de placa dental.
Usar um creme dental com flúor, escovar os dentes corretamente e usar o fio dental, ajudam a manter a saúde bucal. Pergunte ao seu dentista como fazer a escovação correta e qual o melhor creme a ser utilizado.
No caso dos idosos, a diminuição da saliva em razão de medicamentos também pode provocar cáries, pois a saliva tem as funções de lavar os dentes, de inibir o crescimento bacteriano e de diminuir a acidez bucal.
Quando a placa dental permanece no dente por muito tempo, forma uma camada dura, que não pode ser limpa com a escova de dentes. Essa camada acaba inflamando a gengiva, causando sangramentos, o que é chamado de gengivite, esta caracteriza-se por uma coloração vermelho brilhante das gengivas ehemorragias.
Se não for tratada, a gengivite provoca o desprendimento dos dentes pela destruição das fibras que os ligam aos maxilares, e os dentes caem por si ou tem de ser extraídos.
Dicas de como manter seus dentes sem cáries, e ter gengivas saudáveis:
- Evite o açúcar na medida do possível, as guloseimas devem restringir-se á fruta fresca ou seca;
- Escove os dentes imediatamente após as refeições durante cerca de 3 minutos, utilizando uma pasta fluoretada- está provado que o flúor reduz a carie em cerca de 25%;
- Não molhe a escova antes de usá-la para não reduzir a eficácia da lavagem, faça movimentos suaves para cima e para baixo nas superfícies interna e externa dos dentes, inclinando a escova para ganhar acesso adequado a todos os dentes. Em seguida, com movimentos horizontais, escove as superfícies de mastigação dos dentes de cima e de baixo;
- Utilize fio dental pelo menos uma vez por dia;
- Visite regularmente seu dentista para fazer uma revisão e a limpeza dos dentes;
- Tenha uma dieta balanceada;
- Evite o cigarro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário